O Abraço da Guitarra – Histórias e Memórias de António Chainho

Editado pela Ghude, o livro assinado por Moema Silva e prefaciado por Lídia Jorge relata a vida do emblemático músico português, que, aos 85 anos, prossegue há seis décadas uma carreira dedicada à guitarra portuguesa.

A edição desta obra ocorreu em simultâneo com o lançamento de um álbum do músico com o mesmo nome. Ambos os trabalhos estão incluídos num projeto que integrou várias iniciativas e cujo objetivo principal foi dar a conhecer a obra intemporal do Mestre António Chainho e o seu contributo para a história da música em Portugal.

Esta biografia contém uma série de histórias, testemunhos e imagens que relatam o percurso artístico de António Chainho e os marcos onde este se cruza com a história da música nacional ao longo dos últimos 60 anos.

A Festa do Jazz

Em parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), a Associação Sons da Lusofonia lançou em setembro de 2020, o livro A Festa do Jazz, uma reflexão única sobre os últimos 20 anos de história do jazz em Portugal, contextualizando o percurso de diversos músicos de várias gerações e o seu envolvimento no encontro Festa do Jazz ao longo dos últimos 17 anos.

Trata-se de uma obra de grande interesse para o universo do Jazz em Portugal, mas também para a comunidade dos músicos e o universo em geral dos artistas intérpretes, já que através da fixação destas estórias se torna possível entender o panorama do jazz português nestas duas últimas décadas, e traçar uma ponte para o futuro da música portuguesa.

DJ – O Livro

Publicado pela editora Chiado, o livro DJ – O Livro, da autoria do DJ Paulo Dilight, ultrapassa o objetivo de ser apenas um guia completo sobre a história dos DJ, os equipamentos ou as técnicas, o que já não seria de somenos importância.

De facto, esta edição conta com um capítulo inteiro de enquadramento jurídico, dedicado ao tema dos direitos conexos relativos às obras utilizadas pelos DJ, explicitando também aspetos relacionados com licenciamentos, bem como as circunstâncias em que um DJ pode ser titular de direitos conexos. A redação desta parte do livro esteve a cargo do diretor do departamento jurídico da GDA, Eduardo Simões, e de Sílvia Sá, da Associação PassMúsica.

Espetáculos de teatro e dança

Programa de apoio à criação de espetáculos de teatro, dança e cruzamentos disciplinares, promovendo oportunidades para o desenvolvimento da atividade profissional de atores e bailarinos.