Neste workshop, guiado pelo perspetivismo Ameríndio, o coletivo propõe uma prática e reflexão acerca do papel da arte no processo de fortalecimento de corpos numa sociedade Huni Kuin. Quando nascem, por exemplo, os huni kuin pintam as crianças com a tinta que extraem do fruto jenipapo, para que os cantos possam penetrar na sua pele e fortalecer o seu corpo. Este é apenas um dos diversos ritos tradicionais deste povo, ricos em elementos que conectam mundos. No workshop Corpo e Natureza, o coletivo e participantes atravessam uma visão de mundo não-dualista e uma construção epistemológica numa sociedade amazónica. Durante a formação de dois dias, cada corpo assumirá diferentes faces: ora instrumento, ora embarcação coletiva, ora suporte para intervenção artística, simbólica e comunicativa com a natureza através da descoberta da pintura.

O workshop termina com uma performance ritual do Katxa Nawa, que envolve dança, canto e movimento, numa manifestação participativa que evoca fertilidade e potência para humanos, vegetais e animais.

PREÇO DE PARTICIPAÇÃO
Normal: 50€ / Artistas Cooperadores da GDA: 25€

INSCRIÇÕES
As pessoas interessadas podem fazer a sua inscrição através do preenchimento de um formulário (👇🏻link mais abaixo nesta página 👇🏻).
Máx. 18 participantes. As inscrições são feitas por ordem de receção.

CONTACTO:
laila.nunez@bocabienal.org